Como calcular o preço de venda de uma peça de roupa?

O setor de confecção de roupas é crucial para a economia do nosso país; o selo “Made in Italy” é sinônimo de excelência no mundo todo. Mas quantas etapas uma peça de roupa precisa percorrer antes de ser colocada à venda e ter seu preço definido?

Abrange desde o desenvolvimento de moldes em todos os tamanhos, até o corte, costura, montagem, passadoria e controle de qualidade — um processo de produção essencial que determina o preço de venda.

Método para calcular a margem de lucro a ser aplicada.

O que é uma margem de lucro
? A margem de lucro é a porcentagem adicionada ao preço de custo de um produto quando este é oferecido à venda ao consumidor final, e é obtida pela diferença entre o preço de venda e o preço de compra do produto, líquido de IVA. O cálculo da margem de lucro deve levar em consideração diversos fatores, como  o preço de mercado, o tipo de cliente visado, o público-alvo  e, não menos importante,  o ciclo de vida do produto.

Custos de produção

O preço de venda de uma peça de roupa é baseado em  seu custo de produção; aliás, a precificação baseada em custos é o método mais comum; ela simplesmente lista todos os custos associados à produção da peça e adiciona a  margem de lucro.  Essa estratégia é adotada por muitos, especialmente por aqueles com forte aptidão comercial e estratégica.

Ao fazer esse cálculo, é importante considerar não apenas o custo da matéria-prima, mas todos os custos incorridos pela empresa antes que a  peça  chegue ao cliente. Os fatores a serem considerados incluem eletricidade, mão de obra, tempo gasto em design, desenvolvimento e transporte.




Faixa de preço: baixa, média e alta

Uma peça de roupa, seja uma simples camiseta ou um vestido de luxo, é uma criação de prestígio que deve sempre receber a devida importância, por respeito a toda a cadeia produtiva. É importante notar que nem todas as camisetas ou vestidos têm o mesmo preço, e a  faixa de preço  geralmente depende da qualidade da matéria-prima utilizada, bem como da habilidade artesanal.

Na verdade, as fibras não são todas iguais;  o couro  não tem o mesmo preço que  a borracha,  assim como  a lã simples não custa tanto quanto a caxemira. Além disso , dentro da mesma categoria de tecido, existem vários subtipos, como  o algodão , que varia em faixas de preço de acordo com a fabricação, os tratamentos e as possíveis misturas com outras fibras  Outro fator que afeta a faixa de preço é a  cadeia de suprimentos; aliás, é mais difícil para as pequenas marcas que ainda não tiveram a oportunidade de se tornarem conhecidas, também por razões econômicas. É evidente que as calças de uma marca desconhecida têm um preço que precisa ser competitivo com o de uma  marca  mais conhecida .

A faixa de preço — baixa, média ou alta — também é determinada pelo  país de produção  e seus custos de mão de obra vigentes. Entre os países mais acessíveis estão  a Turquia e as Filipinas,  enquanto entre os menos acessíveis está a Itália , que, no entanto, também garante prestígio e qualidade que a tornam viável e procurada no mercado global de alto padrão.

Consistência de preços entre os diversos produtos à venda.

A base do sucesso de uma  marca de roupas  é, sem dúvida, a alta  competitividade,  já que se manter à frente das tendências e competitivo em um mercado em constante crescimento é crucial. Não basta criar produtos únicos e originais; é fundamental também comercializá-los a um preço justo, que construa um  bom relacionamento com os clientes.  A consistência entre os diversos itens à venda é crucial para construir relacionamentos duradouros com clientes fiéis.

Se você optar por uma  loja  em vez de outra, significa que tem certeza da qualidade do produto e que o preço é justo.

Um aspecto muito importante a considerar é  a concorrência,  que alguns já definiram como a verdadeira alma do comércio. É sempre uma boa ideia realizar um estudo aprofundado dos seus  concorrentes  e compreender plenamente as suas estratégias de vendas para obter uma visão clara e confiável.




Como avaliar os preços de diferentes marcas

As coleções e ofertas de roupas não são todas iguais; elas compartilham características semelhantes, mas diferem entre si. Tendências  e moda  ditam os padrões que todo designer deve seguir, mas, como você pode ver, existem marcas de roupas que cobram preços altíssimos por itens sem  estilo ou design  específico , e mesmo assim conseguem alcançar números de vendas muito altos e significativa  cobertura da mídia.  Qual a razão para isso?

Isso é possível porque muitas empresas se concentram na percepção da marca, o que significa que elas são sinônimo de confiabilidade, tendo criado uma espécie de  conexão direta com seu público.  Os clientes de uma grande marca como  a Armani  sabem que estão comprando um produto de qualidade e se importam pouco com o preço. Em última análise, os consumidores compram serviços sem se preocupar  com a marca, pois  confiam na conexão com ela, o que é muito mais importante do que a qualidade e o preço isoladamente.

O preço de diferentes marcas é diretamente proporcional ao  estilo de vida  de cada um . A preferência por um suéter com a mesma durabilidade e fibra de outro sempre favorece a  marca  que inspira maior confiança.

Margem de lucro: fatores a considerar.

Qual é a margem de lucro?

A margem de lucro refere-se à  receita,  enquanto a margem de lucro líquida refere-se ao  custo. É importante enfatizar essa diferença. A margem de lucro líquida é o valor que sobra no caixa após a venda de um produto e representa  o lucro líquido,  ou seja, o valor que cobre os custos operacionais.

Para gerar lucros suficientes para manter uma loja em funcionamento, é uma boa ideia adotar estratégias inteligentes voltadas para atrair uma base de clientes maior. Uma das estratégias mais eficazes é  vender vários itens por um preço único,  por exemplo, adicionando uma camiseta a uma calça ou um par de meias a um par de sapatos. Essa técnica, se usada com sabedoria, aumenta o  volume de vendas e a margem de lucro da loja  .

Essa é uma ótima maneira de aumentar seus  lucros.




Educação do consumidor e sustentabilidade

O custo de uma peça de roupa varia, isso é indiscutível, e na maioria dos casos, as pessoas tendem a comprar um produto cujo preço esteja mais de acordo com suas possibilidades financeiras. E quanto à  sustentabilidade? 

Escolher uma peça de roupa produzida com total respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos é, de longe, a melhor opção, mesmo que isso signifique economizar dinheiro. O problema da chamada moda rápida tornou-se cada vez mais relevante nos últimos tempos, e somente uma  educação adequada do consumidor  pode resolvê-lo. Para sermos claros: é sempre melhor optar por uma camiseta feita de fibras naturais e cujo processo de produção respeite o planeta e a humanidade, em vez de uma mais barata, mas de origem duvidosa.

Hoplitas: O que devemos fazer?

Na Hoplites, somos um centro de produção de vestuário  Made in Italy  . Nosso objetivo é proporcionar uma comunicação direta e eficiente entre o cliente e o fabricante. Dessa forma, o cliente e o fabricante interagem com um único ponto de contato, sem precisar se deslocar para outro local, o que lhes permite tirar dúvidas e discutir preferências. Todos os produtos e coleções são fabricados na Itália, garantindo a mais alta  qualidade em cada peça. 

O objetivo da  Hoplites  é desenvolver projetos de produção que incluam também roupas em pequenas quantidades,  atendendo às necessidades daqueles que têm dificuldade de acesso a todos os serviços de fabricação. De  malhas e agasalhos a roupas de banho, jeans, camisas e moletons,  todos os produtos têm garantia de fabricação italiana.

https://www.hoplites.eu/it/

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