O setor de confecção de roupas é crucial para a economia do nosso país; o selo “Made in Italy” é sinônimo de excelência no mundo todo. Mas quantas etapas uma peça de roupa precisa percorrer antes de ser colocada à venda e ter seu preço definido?
Abrange desde o desenvolvimento de moldes em todos os tamanhos, até o corte, costura, montagem, passadoria e controle de qualidade — um processo de produção essencial que determina o preço de venda.
Método para calcular a margem de lucro a ser aplicada.
O que é uma margem de lucro
? A margem de lucro é a porcentagem adicionada ao preço de custo de um produto quando este é oferecido à venda ao consumidor final, e é obtida pela diferença entre o preço de venda e o preço de compra do produto, líquido de IVA. O cálculo da margem de lucro deve levar em consideração diversos fatores, como o preço de mercado, o tipo de cliente visado, o público-alvo e, não menos importante, o ciclo de vida do produto.
Custos de produção
O preço de venda de uma peça de roupa é baseado em seu custo de produção; aliás, a precificação baseada em custos é o método mais comum; ela simplesmente lista todos os custos associados à produção da peça e adiciona a margem de lucro. Essa estratégia é adotada por muitos, especialmente por aqueles com forte aptidão comercial e estratégica.
Ao fazer esse cálculo, é importante considerar não apenas o custo da matéria-prima, mas todos os custos incorridos pela empresa antes que a peça chegue ao cliente. Os fatores a serem considerados incluem eletricidade, mão de obra, tempo gasto em design, desenvolvimento e transporte.
Faixa de preço: baixa, média e alta
Uma peça de roupa, seja uma simples camiseta ou um vestido de luxo, é uma criação de prestígio que deve sempre receber a devida importância, por respeito a toda a cadeia produtiva. É importante notar que nem todas as camisetas ou vestidos têm o mesmo preço, e a faixa de preço geralmente depende da qualidade da matéria-prima utilizada, bem como da habilidade artesanal.
Na verdade, as fibras não são todas iguais; o couro não tem o mesmo preço que a borracha, assim como a lã simples não custa tanto quanto a caxemira. Além disso , dentro da mesma categoria de tecido, existem vários subtipos, como o algodão , que varia em faixas de preço de acordo com a fabricação, os tratamentos e as possíveis misturas com outras fibras . Outro fator que afeta a faixa de preço é a cadeia de suprimentos; aliás, é mais difícil para as pequenas marcas que ainda não tiveram a oportunidade de se tornarem conhecidas, também por razões econômicas. É evidente que as calças de uma marca desconhecida têm um preço que precisa ser competitivo com o de uma marca mais conhecida .
A faixa de preço — baixa, média ou alta — também é determinada pelo país de produção e seus custos de mão de obra vigentes. Entre os países mais acessíveis estão a Turquia e as Filipinas, enquanto entre os menos acessíveis está a Itália , que, no entanto, também garante prestígio e qualidade que a tornam viável e procurada no mercado global de alto padrão.
Consistência de preços entre os diversos produtos à venda.
A base do sucesso de uma marca de roupas é, sem dúvida, a alta competitividade, já que se manter à frente das tendências e competitivo em um mercado em constante crescimento é crucial. Não basta criar produtos únicos e originais; é fundamental também comercializá-los a um preço justo, que construa um bom relacionamento com os clientes. A consistência entre os diversos itens à venda é crucial para construir relacionamentos duradouros com clientes fiéis.
Se você optar por uma loja em vez de outra, significa que tem certeza da qualidade do produto e que o preço é justo.
Um aspecto muito importante a considerar é a concorrência, que alguns já definiram como a verdadeira alma do comércio. É sempre uma boa ideia realizar um estudo aprofundado dos seus concorrentes e compreender plenamente as suas estratégias de vendas para obter uma visão clara e confiável.
Como avaliar os preços de diferentes marcas
As coleções e ofertas de roupas não são todas iguais; elas compartilham características semelhantes, mas diferem entre si. Tendências e moda ditam os padrões que todo designer deve seguir, mas, como você pode ver, existem marcas de roupas que cobram preços altíssimos por itens sem estilo ou design específico , e mesmo assim conseguem alcançar números de vendas muito altos e significativa cobertura da mídia. Qual a razão para isso?
Isso é possível porque muitas empresas se concentram na percepção da marca, o que significa que elas são sinônimo de confiabilidade, tendo criado uma espécie de conexão direta com seu público. Os clientes de uma grande marca como a Armani sabem que estão comprando um produto de qualidade e se importam pouco com o preço. Em última análise, os consumidores compram serviços sem se preocupar com a marca, pois confiam na conexão com ela, o que é muito mais importante do que a qualidade e o preço isoladamente.
O preço de diferentes marcas é diretamente proporcional ao estilo de vida de cada um . A preferência por um suéter com a mesma durabilidade e fibra de outro sempre favorece a marca que inspira maior confiança.
Margem de lucro: fatores a considerar.
Qual é a margem de lucro?
A margem de lucro refere-se à receita, enquanto a margem de lucro líquida refere-se ao custo. É importante enfatizar essa diferença. A margem de lucro líquida é o valor que sobra no caixa após a venda de um produto e representa o lucro líquido, ou seja, o valor que cobre os custos operacionais.
Para gerar lucros suficientes para manter uma loja em funcionamento, é uma boa ideia adotar estratégias inteligentes voltadas para atrair uma base de clientes maior. Uma das estratégias mais eficazes é vender vários itens por um preço único, por exemplo, adicionando uma camiseta a uma calça ou um par de meias a um par de sapatos. Essa técnica, se usada com sabedoria, aumenta o volume de vendas e a margem de lucro da loja .
Essa é uma ótima maneira de aumentar seus lucros.
Educação do consumidor e sustentabilidade
O custo de uma peça de roupa varia, isso é indiscutível, e na maioria dos casos, as pessoas tendem a comprar um produto cujo preço esteja mais de acordo com suas possibilidades financeiras. E quanto à sustentabilidade?
Escolher uma peça de roupa produzida com total respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos é, de longe, a melhor opção, mesmo que isso signifique economizar dinheiro. O problema da chamada moda rápida tornou-se cada vez mais relevante nos últimos tempos, e somente uma educação adequada do consumidor pode resolvê-lo. Para sermos claros: é sempre melhor optar por uma camiseta feita de fibras naturais e cujo processo de produção respeite o planeta e a humanidade, em vez de uma mais barata, mas de origem duvidosa.
Hoplitas: O que devemos fazer?
Na Hoplites, somos um centro de produção de vestuário Made in Italy . Nosso objetivo é proporcionar uma comunicação direta e eficiente entre o cliente e o fabricante. Dessa forma, o cliente e o fabricante interagem com um único ponto de contato, sem precisar se deslocar para outro local, o que lhes permite tirar dúvidas e discutir preferências. Todos os produtos e coleções são fabricados na Itália, garantindo a mais alta qualidade em cada peça.
O objetivo da Hoplites é desenvolver projetos de produção que incluam também roupas em pequenas quantidades, atendendo às necessidades daqueles que têm dificuldade de acesso a todos os serviços de fabricação. De malhas e agasalhos a roupas de banho, jeans, camisas e moletons, todos os produtos têm garantia de fabricação italiana.
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